Blog

Novidades, dicas, tendências e insights

Como lidar com clientes inadimplentes

Como lidar com clientes inadimplentes

A inadimplência é um problema comum enfrentado por muitos empresários, e lidar com clientes inadimplentes pode ser desafiador. 

No entanto, é importante abordar essa situação de forma profissional e assertiva, a fim de preservar a relação comercial e assegurar o fluxo de caixa de sua empresa.

A primeira coisa a se fazer é estabelecer uma política clara e transparente de cobrança. Isso inclui definir prazos e procedimentos para notificação e cobrança, bem como estabelecer as consequências de inadimplência, como suspensão de serviços ou encaminhamento para cobrança judicial.

Além disso, é importante manter uma comunicação aberta e honesta com o cliente inadimplente. Isso inclui notificá-los sobre o atraso e discutir possíveis soluções, como parcelamento da dívida ou negociação. É importante evitar ameaças ou ultimatos, pois isso pode prejudicar a relação comercial a longo prazo.

Outra estratégia é utilizar ferramentas tecnológicas para automatizar o processo de cobrança e torná-lo mais eficiente. Isso inclui enviar lembretes automáticos, gerar relatórios e acompanhar o histórico de pagamentos. Além disso, é importante fazer uma análise de crédito antes de fornecer serviços ou produtos para novos clientes, a fim de identificar possíveis riscos de inadimplência.

Lembre-se de que lidar com clientes inadimplentes requer paciência, profissionalismo e flexibilidade. É importante manter a calma e trabalhar com o cliente para encontrar uma solução que beneficie ambas as partes. Ao seguir essas dicas, você poderá lidar com clientes inadimplentes de forma profissional e assertiva, preservando a relação comercial e garantindo o fluxo de caixa de sua empresa.

CAPYS CRM é a plataforma perfeita para a automação, execução e gestão das melhores práticas de gestão de cobrança.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp e solicite uma demonstração da nossa plataforma.

Image

Informações

R. Maranhão, 166 Santa Efigênia,
Belo Horizonte - MG, 30260-010
Telefone: (31) 3567-8303